Analista de dados: tudo sobre a profissão

O analista de dados é o profissional responsável por coletar, compilar, analisar e prover as interpretações corretas das informações coletadas. Esses dados podem ter origens diversas e estar relacionados aos mais diferentes tipos de negócios. Elas também usam dados para identificar ineficiências e outros problemas de negócio que precisam ser resolvidos. O analista de dados, também conhecido data analytics, desempenha um papel fundamental na atual era da informação, auxiliando as empresas a tomar decisões estratégicas embasadas em dados quantitativos e qualitativos. Ao longo de todo o processo, o analista de dados deve estar atualizado com as últimas tendências e avanços no campo da análise de dados. Eles podem participar de treinamentos, conferências e ler artigos científicos para expandir seus conhecimentos e habilidades.

analista de dados

O https://www.colunatech.com.br/analise-de-dados-60487/ serve como guardião dos dados de uma organização para que as partes interessadas possam entender os dados e usá-los para tomar decisões estratégicas de negócios. É uma função técnica mas que requer uma visão de negócio para ajudar os tomadores de decisão a compreenderem os resultados das análises. A tecnologia é uma das principais impulsionadoras das mudanças na carreira de analista de dados. Os analistas de dados precisam ser altamente proficientes em planilhas eletrônicas (Google Sheets, Excel) para usar funções mais avançadas. As técnicas analíticas e de modelagem ajudarão o analista de dados a organizar os dados e perceber melhor os padrões e tendências.

Hard skills (habilidades técnicas)

Se você tem alguma dessas formações, já pode começar a pensar em migrar para a área de análise de dados. Aqui, você aprende as melhores práticas, explora projetos do mundo real e constrói uma base sólida para a sua carreira, além de poder, estudar quando e onde quiser com as aulas em modelo EAD e os materiais em PDF. Geralmente, o escopo do trabalho do analista é mais limitado em comparação ao cientista de dados, e está voltado para tarefas de análise de elementos operacionais do dia a dia.

  • Cursos também permitem network com pessoas que já são liderança na área, ao mesmo tempo que conectam você com quem está em um momento parecido da carreira.
  • Eles desenvolvem modelos estatísticos e algoritmos para realizar previsões, segmentações e análises de regressão, entre outros.
  • Ao olhar os dados, entender o que eles representam e pensar no impacto que eles têm na empresa, será possível refletir melhor sobre as mais diversas possibilidades e consequências que uma decisão pode ter.
  • Qualquer resultado se reflete nessas informações, por isso, a análise descritiva é essencial.
  • Para se tornar um analista de dados, é importante ter uma combinação de conhecimentos técnicos, como domínio de ferramentas de análise de dados e estatísticas, além de habilidades interpessoais e de pensamento crítico.

Os Analistas de Dados verificam como os dados podem ser usados ​​para responder a perguntas e resolver problemas. Assim, desenvolver essa habilidade é um passo essencial para se qualificar para vagas nessa área. Se desejarem trabalhar com aprendizado de máquina, podem estudar também algoritmos de machine learning e frameworks populares, como scikit-learn (Python) ou TensorFlow. Como dissemos, na área de saúde, por exemplo, ele pode trabalhar em hospitais, clínicas ou empresas farmacêuticas para analisar informações clínicas e realizar pesquisas médicas. A ferramenta mais tradicional utilizada são as planilhas eletrônicas como o Microsoft Excel ou o Google Sheet.

ANALISTA DE INDICADORES JR DADOS (VIBRA)

Trabalhe em projetos práticos que abordem todas as diferentes etapas da análise de dados. Pesquise empresas e oportunidades de mercado, estabeleça os parâmetros dos dados que você precisa coletar, colete e limpe esses dados, modele os dados e analise-os usando diferentes técnicas. Por fim, transforme os insights que você extraiu do seu trabalho em belas visualizações ou tente organizá-los em um painel que permita que outras pessoas consultem e interajam com seu conjunto de dados de maneira amigável. Se precisar de ajuda a Formação curso de analista de dados é totalmente orientada a projetos demonstrando na prática todo o processo de análise.

  • Conhecer esse ambiente antes da parte prática vai preparar a pessoa analista na construção de uma capacidade analítica.
  • Ao falar das tendências para Análise de Dados em 2021, Caroline Oliveira, que é Consultora de Negócios e Expert na Tera, explicou que “o dado pelo dado conta qualquer coisa”.
  • Elas também usam dados para identificar ineficiências e outros problemas de negócio que precisam ser resolvidos.
  • Felizmente, a carreira oferece uma variedade de opções de formação, permitindo que você escolha a trajetória mais alinhada com suas habilidades e interesses.
  • Existem diversas opções de bolsas de estudo disponíveis para ajudar aspirantes a analistas de dados a realizarem seus sonhos.